Pesquisar no site...

A 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP), realizada em Maceió, entre os dias 18 a 20 de abril de 2018, teve o objetivo de discutir as demandas das profissões da área tecnológica com todos os presidentes de Creas do país.Esse órgão colegiado busca a uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia do Sistema Confea/Crea e o posicionamento diante de temas relacionados às profissões fiscalizadas pelo Sistema. Além dos presidentes dos Conselhos Regionais, participam os presidentes do Confea e da Mútua. 

Na ocasião, os presidentes e lideranças debateram a atuação dos órgãos de controle no Sistema Confea/Crea. “Considero importante a aproximação do Tribunal de Contas da União (TCU) com o Sistema para tratar de questões relacionadas a procedimentos ético-disciplinares. Nossa intenção é defender, com transparência, o exercício legal das profissões tecnológicas e a conduta ética do profissional”, ressaltou o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges.  

No primeiro dia, foram apresentados os planos de trabalho das comissões permanentes do Confea e houve o lançamento da 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea). O evento é o maior da área tecnológica do país do Sistema Confea/Crea. A Soea reunirá, em Maceió, entre 21 a 24 de agosto, profissionais de todo o país para tratar a temática “Engenharia e ética na reconstrução do Brasil”.

Durante os três dias de evento, diversos assuntos ligados à engenharia foram apresentados pelos Creas. A temática de empreendedorismo e inovação tecnológica ficou a cargo do geólogo Sebastião Carvalho, do Crea-SP. A questão dos microempresários individuais no Paraná foi tratada pelo engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, do Crea-PR. Já a utilização de pregão em contratação de serviços especializados de engenharia foi pautada pelo Crea-RJ.

 

Confira as fotos