Pesquisar no site...

A cidade de Ipatinga irá sediar encontro preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água nos dias 20 e 21 de fevereiro. O seminário internacional tem como tema “Compartilhando Águas: do Local ao Global”, com enfoques sobre qualidade das águas na América Latina e no Caribe, gestão integrada de territórios hídricos e 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

O evento tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de experiências entre os países, visando compartilhar boas práticas e políticas públicas para melhorar a qualidade das águas. Ele busca, também, conscientizar a sociedade acerca da gestão das águas e do desenvolvimento sustentável nos territórios, além de reforçar os compromissos de conservação e proteção dos recursos hídricos (acesse a programação completa).


8º Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água é um evento realizado a cada três anos em uma cidade diferente do mundo desde 1996, organizado pelo Conselho Mundial da Água. Brasília será a sede, em 2018, sendo a primeira vez que o evento é realizado no hemisfério sul. A realização no Brasil destaca os debates sobre a distribuição de recursos, a falta de investimento em saneamento e no tratamento das águas nacionais. A programação vai do dia 18 ao dia 23 de março e conta com especialistas que falarão sobre o tema deste ano, “Compartilhando água”.

O objetivo é “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra". O assunto se mostra de extrema importância, visto a preocupação mundial a respeito do manejo sustentável dos recursos hídricos.

Durante o evento, os participantes poderão participar de atividades e discussões sobre o tema em diversas vertentes, além de interagir no Fórum Cidadão, uma plataforma para incentivar a participação efetiva da sociedade civil. Haverá, também, um espaço gratuito e aberto ao público, no Estádio Nacional Mané Garrincha, onde as pessoas poderão participar de diversas atividades voltadas para melhorar o uso da água.

Fórum Alternativo

O Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), que está programado para os dias 17 à 22 de março de 2018, também em Brasília, é um contraponto ao Fórum Mundial da Água. O evento pretende reunir organizações e movimentos sociais para lutar contra a transformação da água em mercadoria e a privatização de reservas e fontes naturais. Formado por cerca de 50 entidades da sociedade civil, incluindo movimentos populares, movimento sindical, ambientais, nacionais e internacionais, universidades e igrejas, o Fama defende a água como direito elementar à vida.

Saiba mais nos sites: 8º Fórum Mundial da Água e Fórum Alternativo Mundial da Água.