Emissão de receituário agronômico é foco da ação nas duas cidades

Empreendimentos e produtores rurais da cadeira produtiva do agronegócio de Caratinga e Manhuaçu serão fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas). A Fiscalização Regional Dirigida (FRD) ocorrerá no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 com foco em receituário agronômico.

O objetivo é verificar se os serviços técnicos da engenharia e agronomia na área do agronegócio e na prescrição de agrotóxicos estão sendo exercidos por profissionais habilitados, bem como a responsabilidade técnica nos empreendimentos. "Hoje o agronegócio é um dos principais motores da economia, indispensável na geração de emprego e riquezas no campo em Minas Gerais e no Brasil. Com o uso da biotecnologia transgênica e os agro-químicos agrícolas no interior do processo produtivo, torna-se imperativo a participação de profissional qualificado e com atribuições técnicas necessárias para o bom desempenho de uma agricultura responsável e comprometida com o ser humano e o meio ambiente, justificando assim a atuação contínua e frequente das ações de fiscalização do Conselho”, enfatiza o supervisor da região, Rômulo Antônio Campos Braga.

A FRD contará com cinco fiscais que percorrerão empreendimentos verificando se há responsável técnico, se as empresas estão devidamente registradas e se foi feita a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T).Para o supervisor de Fiscalização do Agronegócio do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e Minas tem bastante destaque nesse cenário. “Foi muito importante o Conselho ter especializado a fiscalização nesse setor, pois isso, além de ampliar o mercado de trabalho de profissionais da área tecnológica, garantindo o registro das Anotações de Responsabilidade Técnica, acima de tudo, constitui um fator de qualidade no processo produtivo, beneficiando os produtores rurais”, explica.

Reunião Preparatória

Os produtores rurais e profissionais das regiões de Caratinga e Manhuaçu se reuniram com o Crea-Minas para debaterem sobre a ação de fiscalização do agronegócio e a prescrição de agrotóxicos. O encontro foi realizado na Inspetoria de Caratinga, no dia 12 de novembro e em Manhuaçu, no dia 13. Na reunião, gestores do agronegócio foram informados sobre as normas, critérios de fiscalização do Conselho no agronegócio, inclusive com esclarecimento de dúvidas sobre a fiscalização das empresas quanto ao registro no Crea-Minas, a regularidade do quadro técnico e dos prestadores de serviço de engenharia e a responsabilidade técnica nos empreendimentos.