O objetivo da reunião é detalhar as ações do projeto de fiscalização do Conselho no segmento minerário e seus empreendimentos.

Dando seguimento às atividades de implantação da fiscalização no setor de mineração e seus empreendimentos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) vai realizar uma reunião com o intuito de detalhar as ações desse projeto. O encontro será no dia 06 de novembro de 2018, às 9h, na sede do Conselho, em Belo Horizonte.

Representantes de órgãos federais e estaduais como Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Mineração (ANM/DNPM), Instituto Brasileiro de Mineração, Ministério de Exército, Ibama, Sisama/Semad, Polícia Militar de Minas Gerais - Ambiental, Fiemg, Câmara Especializada de Geologia e Mineração do Crea-Minas, Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entidades profissionais e sindicatos de representantes do setor estarão presentes para debater sobre as melhores práticas para a fiscalização dessa área no estado de Minas Gerais.

Para o gerente de Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro mecânico Guilherme Rodrigues, um dos principais objetivos é proteger a sociedade da prestação de serviços de leigos, ou até mesmo de profissionais não habilitados, no exercício de atividades técnicas. “É importante os profissionais da engenharia do setor mineral terem uma atuação como responsáveis técnicos dos projetos, com controle de qualidade, infraestrutura adequada e logística eficaz nas atividades da mineração, tendo em vista promover a segurança na aplicação das melhores técnicas disponíveis para alcance de resultado em termos de segurança mineral, ambiental e econômica para a sociedade”, frisa Guilherme.

Dentre os assuntos que serão discutidos, um dos destaques será o fato de o Crea-Minas ser, até o presente momento, o único Conselho no Brasil a possuir um projeto de Especialização da Fiscalização da Mineração. “O setor de mineração é um dos pilares da economia brasileira e Minas Gerais, pela sua diversidade mineral, destaca-se e contribui significativamente para o resultado econômico e social do Estado. Por esse motivo é muito importante o Crea-Minas ter especializado a fiscalização nesse setor”, comenta o supervisor de Fiscalização da Mineração no Crea-Minas, engenheiro de minas Newton Luz. Segundo ele, a atividade realizada pelo Conselho tem caráter educativo, com a finalidade de mostrar para a sociedade a importância e a necessidade da existência do responsável técnico à frente do empreendimento minerário.

Serviço:

Data: 06 de novembro de 2018

Horário: 09h

Local: Auditório Plenário do Crea-Minas - Av. Álvares Cabral, 1.600 – 6º andar - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG