Uma equipe formada por seis fiscais e pelo supervisor da Região Norte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) iniciou, ontem, dia 22 de outubro, uma blitz de fiscalização em Paracatu. A ação ocorre até o dia 26 e a meta é visitar cerca de 80 obras e empreendimentos.

Durante a fiscalização, será verificada a regularidade de obras e empreendimentos dos municípios de Paracatu, João Pinheiro, Lagoa Grande e região. O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pelas inspetorias. Para o inspetor-chefe, engenheiro eletricista Valcir Soares de Queiroz a ação de fiscalização mostra a importância de se ter profissionais legalmente habilitados a frente de obras e empreendimentos. “A fiscalização do Conselho tem uma importância única para os municípios, já que reforça a presença de profissionais regularizados tanto nas obras e serviços de engenharia, quanto nas empresas, garantindo a qualidade e a segurança dos serviços prestados e a proteção da sociedade”, enfatiza Valcir.

Segundo o superintendente de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, ocorrerão ações desse tipo em todas as regiões do estado. “As Blitze são planejadas a partir de demanda dos inspetores e são a melhor forma de otimizar as ações de fiscalização. Elas são proativas, impessoais e mais rápidas, pois contam com vários fiscais”, ressaltou.

A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. Ao final do processo de fiscalização, caso seja detectada a existência de irregularidades, será lavrado auto de infração.