Uma equipe formada por nove fiscais e pelo supervisor da região Metropolitana do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) iniciou, ontem, dia 22 de outubro, uma blitz de fiscalização em Pedro Leopoldo. A ação ocorre até o dia 26 e a meta é visitar cerca de 250 obras e empreendimentos.

Durante a fiscalização, será verificada a regularidade de obras e empreendimentos nos município de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Vespasiano, Matozinhos, Capim Branco, Confins e São José da Lapa. O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pelas inspetorias. Para o inspetor-chefe, engenheiro civil Edilcio Eustáquio Fagundesa blitz é importante em todos os sentidos, pois ela valoriza o profissional. “A fiscalização do Crea gera até emprego, porque para regularizar uma obra é preciso contratar um profissional habilitado. Mesmo na crise, um engenheiro é fundamental numa obra para a segurança da sociedade. Fico muito satisfeito de promovermos essa blitz aqui na região”, enfatizou Edilcio Eustáquio.

Segundo o superintendente de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, ocorrerão ações desse tipo em todas as regiões do estado. “As Blitze são planejadas a partir de demanda dos inspetores e são a melhor forma de otimizar as ações de fiscalização. Elas são proativas, impessoais e mais rápidas, pois contam com vários fiscais”, ressaltou.

A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. Ao final do processo de fiscalização, caso seja detectada a existência de irregularidades, será lavrado auto de infração.