Uma equipe formada por três fiscais e pelo supervisor da região Norte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) iniciou, ontem, dia 16 de outubro, uma blitz de fiscalização em Unaí. A ação ocorre até o dia 18 e a meta é visitar cerca de 50 obras e empreendimentos. Na ocasião, o município sediará a reunião da Câmara Especializada de Agronomia do Conselho.

Durante a fiscalização, serão verificadas as regularidades de obras e empreendimentos do município de Unaí e região. O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pelas inspetorias. Para o inspetor-chefe, engenheiro agrônomo José Américo Carniel essa ação  de fiscalização tem uma importância única para o município. “É a fiscalização do Crea que reforça a presença de profissionais regularizados tanto nas obras  serviços de engenharia, quanto nas empresas, garantindo a qualidade dos serviços prestados, e a segurança da sociedade”, José Américo.

Segundo o superintendente de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, ocorrerão ações desse tipo em todas as regiões do estado. “As Blitze são planejadas a partir de demanda dos inspetores e são a melhor forma de otimizar as ações de fiscalização. Elas são proativas, impessoais e mais rápidas, pois contam com vários fiscais”, ressaltou.

A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. Ao final do processo de fiscalização, caso seja detectada a existência de irregularidades, será lavrado auto de infração.