No mês setembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) promoverá uma blitz de fiscalização em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na blitz, nove fiscais serão mobilizados e divididos nos bairros e condomínios da região, conforme definido pela Inspetoria de Nova Lima. “A principal importância dessa fiscalização é garantir a presença de profissional legalmente habilitado, para que as obras em andamento tragam segurança e confiança para o futuro de Nova Lima”, explica o inspetor-chefe de Nova Lima, engenheiro eletricista Marcelo Marques de Sant'Ana.

O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pelas inspetorias. O Crea-Minas adotou essa estratégia para garantir a eficiência das ações e ampliar os bons números dos últimos anos. Elas já ocorreram em obras e empreendimentos de algumas cidades como Ouro Preto, Ituiutaba, Uberaba, Ubá, Santa Luzia, Viçosa, Ipatinga, Araxá e Juiz de Fora. Segundo o superintendente de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, ocorrerão ações desse tipo em todas as regiões do estado. “As blitze são planejadas a partir de demanda dos inspetores e são a melhor forma de otimizar as ações de fiscalização. Elas são proativas, impessoais e mais rápidas, pois contam com vários fiscais”, ressaltou.

Durante a blitz, é verificada a existência de profissional legalmente habilitado pela elaboração dos projetos de obras e reformas assim como o acompanhamento da sua execução. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.