Obras de construção civil de todo o município serão fiscalizadas

Entre os dias 16 e 20 de junho de 2018, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) está promovendo uma blitz de fiscalização em Uberaba. A ação contará com 10 fiscais do Crea-Minas que irão realizar a fiscalização em obras de construção civil do município.

O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria de Uberaba, já que desta vez, a ação contará com mais profissionais do que no dia a dia. “A blitz surgiu de uma necessidade do município, que possui uma quantidade grande de obras com irregularidades e a população estava insatisfeita com isso. Portanto, por meio desta ação, o Crea busca promover, não só a segurança, mas também defender os interesses sociais”, explica o inspetor-chefe do Conselho, engenheiro eletricista Cláudio Antônio de Oliveira.

Durante a blitz, estão sendo verificados a existência de profissional legalmente habilitado pela elaboração dos projetos de obras/reformas assim como o acompanhamento da sua execução, os contratos em serviços de engenharia, os registros de quadro técnico, bem como o registro de empresas/profissionais contratados para os serviços abrangidos pelo Sistema Confea/Crea. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Para realizar a ação, o município será divido em setores e cada setor ficará a cargo de um fiscal do Crea-Minas. “Pretendemos correr pela cidade e fiscalizar o maior número possível de obras dentro de Uberaba. Durante essa ação, estamos com a expectativa de verificar 300 obras de construção civil do município”, explica o supervisor da região do Triângulo Rodrigo Borges.

Ao final do processo de fiscalização, que inclui as verificações feitas na Inspetoria, caso seja detectada a existência de irregularidades, será lavrado auto de infração.