Na próxima sexta-feira, dia 13, será realizada uma coletiva de imprensa para apresentação dos resultados da ação de fiscalização.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) está promovendo uma blitz de fiscalização nos empreendimentos e obras de Santa Luzia, Sabará, Caeté e Jaboticatubas. A ação, que mobilizou fiscais região metropolitana do Crea-Minas, teve início no último dia 09 e segue até o dia 13 de julho de 2018. No último dia, será realizada uma coletiva de imprensa com o objetivo de apresentar os resultados da ação de fiscalização, na sede da Inspetoria de Santa Luzia, que fica na Praça Getúlio Vargas, 61, bairro São João Batista, às 8h30.

Durante a ação, estão sendo verificados a existência de profissional legalmente habilitado pela elaboração dos projetos de obras/reformas assim como o acompanhamento da sua execução, os contratos em serviços de engenharia, os registros de quadro técnico, bem como o registro de empresas/profissionais contratados para os serviços abrangidos pelo Sistema Confea/Crea. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. Com o objetivo de potencializar a ação, foram levantados mais de 200 empreendimentos dentro da jurisdição da Inspetoria Santa Luzia passíveis da fiscalização pelo Crea-Minas. Para fazer esse levantamento, foram utilizados os portais da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), da Receita Federal, Portal Empresas do Brasil, além das informações da própria Inspetoria de Santa Luzia. Os fiscais realizam as visitas e verificam a regularidade do empreendimento. Ao final do processo de fiscalização, que inclui as verificações feitas na Inspetoria, caso seja detectada a existência de ocorrências não regularizadas, será lavrado auto de infração.

Para o inspetor-chefe de Santa Luzia, engenheiro mecânico Amaury Lima de Andrade Junior, um dos principais objetivos da fiscalização é proteger a sociedade de profissionais não habilitados. “É importante mostrar para a sociedade os resultados desta ação, além de enfatizar que o objetivo principal é garantir a presença de um profissional legalmente habilitado em obras e empreendimentos” afirma, Amaury.

Serviço:

Data da coletiva de imprensa: Sexta-feira - 13/07/2018