São Gotardo Gustavo

O engenheiro civil e de controle e automação Gustavo Mesquita Londe de Deus, que foi eleito inspetor-chefe em processo consultivo realizado no dia 1º de outubro de 2020, vai conduzir a Inspetoria do Crea-MG pelos próximos três anos

Eleito pelos profissionais de engenharia, agronomia e geociências de São Gotardo e região, o engenheiro civil e de controle e automação Gustavo Mesquita Londe de Deus estará à frente da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos próximos três anos como inspetor-chefe local. No processo consultivo, realizado no dia 1º de outubro de 2020, também foram eleitos o engenheiro agrônomo Glaydson Alves Pacheco como inspetor-secretário, e o engenheiro civil Otávio de Castro Sato como inspetor-tesoureiro.

Morador de São Gotardo, Gustavo, de 32 anos, vai coordenar as ações da Inspetoria, que é responsável por sete municípios da região. Em seu primeiro mandato, ele explica que o foco da gestão será trabalhar a aproximação dos profissionais e desmistificar a ideia do Crea como um órgão de penalização. “Com a atuação na inspetoria, vamos demonstrar a importância do Conselho para a segurança da sociedade e valorização das nossas profissões. Minha expectativa é de poder fazer mais pela nossa região - que é polo em geração de emprego e renda - agregando conhecimento e técnica”, ressalta Gustavo. Para ele, isso é possível por meio da promoção de palestras, cursos e seminários.

Com um intenso trabalho de interiorização nos últimos anos, o Crea-MG procura estar cada dia mais perto dos profissionais, das cidades e da sociedade. Esse trabalho é feito por meio das Inspetorias e Escritórios de Representação distribuídos por todas as regiões do estado. Atualmente, são 81unidades de atendimento que oferecem, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, orientações sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emissões de certidões, taxas e formulários.

O presidente do Crea-MG, cuja primeira gestão teve como uma de suas marcas a interiorização, garante que gestores públicos municipais e privados, e a população em geral, podem ter certeza que essa política de proximidade vai continuar e será fortalecida. “Temos um compromisso de diálogo com os profissionais e com suas inserções cada vez maiores no dia a dia, na vida das cidades e das pessoas, sempre em prol do bem comum. E nada nos moverá disso”, afirma Lucio Borges.

Atuação

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e as atividades da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a presença de profissionais legalmente habilitados, com atribuições específicas, na condução dos empreendimentos das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências.