Cerca de 80 obras e empresas serão fiscalizadas, em Janaúba, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) até o fim desta semana. A blitz, iniciada no dia 09 de novembro de 2020, conta com uma equipe formada por cinco fiscais. O objetivo é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria.

Durante a blitz, os fiscais verificam a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe de Janaúba, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Jairo de Sena Gonzaga, explica que a fiscalização vai focar em obras e empresas de construção civil, de perfuração de poços tubulares profundos e de geração de energia solar fotovoltaica. “Essa fiscalização é muito importante para a sociedade, pois é por meio dela que verificamos se há profissionais habilitados desempenhando as atividades técnicas. Isso garante segurança ao empreendimento”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que a adoção desse modelo, implantado já há dois anos, potencializa as fiscalizações do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.