Após anos de análises e aprimoramentos, a norma ABNT NBR 16747:2020 está à disposição da sociedade. Publicado no dia 21 de maio pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o documento fornece diretrizes, conceitos, terminologia e procedimentos relativos à inspeção predial, visando uniformizar metodologia, estabelecendo métodos e etapas mínimas da atividade.

A norma  se aplica a edificações de qualquer tipo, públicas ou privadas, orientando uma avaliação global, fundamentalmente, por meio de exames sensoriais por profissional habilitado. O texto é resultado do trabalho desenvolvido desde 2013 pela Comissão de Estudo de Inspeção Predial do Comitê Brasileiro da Construção Civil. A demora se deve ao processo de elaboração de normativos, um movimento democrático, aberto à participação de profissionais, empresas, universidades, conselhos de classe, órgãos reguladores e também cidadãos, usuários finais.

O engenheiro civil e de segurança do trabalho Carlos Rossi representou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela região Sudeste, na comissão de estudos do Comitê Brasileiro da Construção Civil para revisão da NBR 6492:1994 e destacou a importância da adesão de profissionais na elaboração de normas da ABNT para a segurança de usuários e profissionais. “Toda atuação dos profissionais de engenharia estará sempre vinculada a essas normas. Seja na proteção da sociedade, dos usuários, seja na elucidação de quaisquer problemas que venham a ocorrer. A aplicação deste normativo pode evitar diversas situações de acidentes, como por exemplo a queda de marquises”, explicou Carlos.

Já o conselheiro do Crea-MG, engenheiro civil Guilherme Augusto Oliveira, lembra que uma edificação permanece em uso por décadas. Por conta disso, é preciso valorizar a inspeção predial, com análises periódicas feitas por profissionais habilitados, que também devem estar atualizados. “A norma tem um procedimento estabelecido por profissionais que fazem essa inspeção predial. Eles terão um roteiro específico para a implementação desses procedimentos, de forma que possam uniformizar cada vez mais os resultados”, concluiu Guilherme.

O trabalho teve origem na Norma de Inspeção Predial nº 2.012, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape). A oferta se baseou no entendimento de que uma norma brasileira poderia preencher lacuna referente à avaliação e acompanhamento técnico da manutenção, conservação e condições de segurança das edificações.