Cerca de 50 obras de Três Corações serão fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) até o fim desta semana. A blitz, iniciada ontem, 10 de março de 2020, conta com uma equipe formada por três fiscais. O objetivo é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria de Varginha, a qual o Escritório de Representação de Três Corações é vinculado.

Durante a blitz, os fiscais verificam a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. Segundo o inspetor-adjunto do Crea-MG de Três Corações, engenheiro civil Marcos Penha de Oliveira, o foco dessa blitz será especificamente em obras, motivado pela alta demanda da cidade. “A ação é muito importante tanto para os profissionais como para a sociedade, já que será verificado se a obra possui os devidos projetos e se está sendo acompanhada por um profissional habilitado, trazendo maior segurança para todos”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que a adoção desse modelo, implantado já há dois anos, potencializa as fiscalizações do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Em 2019, o Crea-MG realizou 76 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.