Cerca de 130 obras e empresas de Diamantina e Gouveia serão fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) até o fim desta semana. A blitz, iniciada ontem, 02 de março, vai contar com uma equipe formada por seis fiscais e segue até o dia 06. O objetivo é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria de Diamantina.

Durante a blitz, os fiscais vão verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe do Crea-MG de Diamantina, engenheiro civil Gabriel Navarro, ressalta que a realização da blitz na cidade vai garantir uma maior segurança na prestação do serviços da engenharia, além de valorizar o profissional. “A fiscalização é muito importante pois motiva o empreendedor a trabalhar na regularidade, o que acaba gerando serviço para o profissional habilitado. Esse ganho é revertido para a sociedade, que terá a segurança de que o serviço foi feito com a aplicação da melhor técnica”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que a adoção desse modelo, implantado já há dois anos, potencializa as fiscalizações do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Na última blitz em Diamantina, realizada em agosto do ano passado, foram verificados 137 empreendimentos na cidade e expedidos 63 autos de infração. A principal irregularidade encontrada foi a falta de profissional legalmente habilitado para a execução de serviço de engenharia. Em 2019, o Crea-MG realizou 76 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.