Cerca de 420 obras e empresas de engenharia de Passos e região serão fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) até o fim desta semana. A blitz de fiscalização, iniciada ontem, 03 de fevereiro, vai contar com uma equipe formada por 14 fiscais e será realizada até o dia 07 do mesmo mês. O objetivo é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria de Passos. As cidades de Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, Alpinópolis, São José da Barra, São João Batista do Glória também serão fiscalizadas.

Durante a blitz, os fiscais vão verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em Passos, engenheiro civil Manoel Reginaldo Ferreira, o formato de blitz é bastante assertivo para a regularização das atividades ligadas ao Conselho. “Com uma equipe maior, conseguimos ampliar a fiscalização para um maior número de obras e empreendimentos. Dessa forma, o Crea-MG garante segurança à sociedade por meio da atuação do profissional devidamente habilitado”, afirma

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que a adoção desse modelo, executado já há dois anos, potencializa as fiscalizações do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Em 2019, foram realizadas 76 blitze em todas as regiões do estado, com ações de fiscalização em obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.