Uma equipe formada por quatro fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 16 dezembro de 2019, uma blitz de fiscalização em Itaúna. A ação, que será realizada até o dia 20 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 150 obras e empresas de engenharia.

O principal objetivo da blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe de Itaúna, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Afonso Henrique da Silva Lima, salienta que a ação do Conselho é necessária para a defesa da sociedade. “A fiscalização do Crea é para garantir que os serviços de engenharia estejam sendo executados por profissionais devidamente habilitados, capazes de realizarem um  bom serviço”, afirma o inspetor.

Intensificadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Até novembro deste ano, foram realizadas 61 blitze em todas as regiões do estado, com ações de fiscalização em obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.