Uma equipe formada por nove fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 9                            de dezembro de 2019, uma blitz de fiscalização em Extrema, que faz parte da Inspetoria de Pouso Alegre. A ação, que será realizada até o dia 13 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 250 obras e empresas de engenharia.

O principal objetivo da blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. De acordo com o inspetor-chefe de Pouso Alegre, engenheiro geólogo Leonardo Corrêa Mariano, a cidade possui uma atividade intensa de engenharia. "Embora seja uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, Extrema tem o segundo maior PIB do Sul de Minas, se estabelecendo como um polo de desenvolvimento e industrialização. Portanto, é necessário que o Conselho se faça presente no local. Além disso, a proximidade com São Paulo acaba por trazer profissionais sem visto no Crea-MG ou pessoas sem habilitação”, conta ele.

Intensificadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as ações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Até novembro deste ano, foram realizadas 61 blitze em todas as regiões do estado, com ações de fiscalização em obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.