Uma equipe formada por 12 fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 9 dezembro de 2019, uma blitz de fiscalização em Montes Claros. A ação, que será realizada até o dia 13 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 360 obras e empresas de engenharia.

O principal objetivo da blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe de Montes Claros, engenheiro agrônomo Luiz Aroldo de Oliveira Almeida, salienta a necessidade da ação para reforçar a fiscalização já feita no dia a dia. “Essa é a segunda blitz do ano aqui na cidade. O nosso papel é coibir a ação de pessoas não habilitadas, valorizando o trabalho do engenheiro e proporcionando segurança à sociedade”, diz ele.

Intensificadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Até novembro deste ano, foram realizadas 61 blitze em todas as regiões do estado, com ações de fiscalização em obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.