Uma equipe formada por sete fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 25 de novembro de 2019, uma blitz de fiscalização em Alfenas. A ação, que será realizada até o dia 29 do mesmo mês, vai averiguar a regularidade em cerca de 80 obras e empresas de engenharia.

O principal objetivo desta blitz é verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia. O inspetor-chefe de Alfenas, engenheiro agrônomo Marco Aurélio Gomes Schuffner, ressalta que a ação contribui para a proteção da sociedade. “O exercício da engenharia envolve a segurança das pessoas, por isso, deve ser feito por alguém devidamente habilitado, capaz de realizar um serviço de qualidade com a aplicação das melhores técnicas”, conta ele.

Intensificadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

No primeiro semestre de 2019, foram realizadas 29 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 4 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.