Conselho realiza uma Fiscalização Regional Dirigida (FRD) no segmento da mineração em 18 cidades da região.

Entre os dias 2 e 6 de setembro de 2019, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) fará uma Fiscalização Regional Dirigida (FRD) voltada para o setor minerário em 18 cidades da região Norte de Minas. Serão fiscalizados 80 empreendimentos, dentre empresas de extração e barragens. Os municípios fiscalizados serão Montes Claros, Bocaiúva, Olhos D`água, Diamantina, Gouveia, Senador Modestino Gonçalves, Jaíba, Salinas, Curral de Dentro, Indaiabira, São João do Paraíso, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo, Paracatu, João Pinheiro, Unaí, Dom Bosco e Riachinho.

A FRD será no quadro técnico das empresas, verificando a atuação do responsável técnico pelos projetos, construção, operação e monitoramento dos empreendimentos, além da regularidade de licenças ambientais, autorizações de serviços e da extração de minerais.O supervisor da Fiscalização da Região Norte, Alex Fabiano Silva, explica que a ação é necessária para garantir a regularidade nas atividades. "Por meio da fiscalização, constatamos que as atividades técnicas existentes nestes empreendimentos estão sendo desenvolvidas por profissionais legalmente habilitados, com as devidas anotações de responsabilidade técnica. Dessa forma, os riscos sociais e ambientais são minimizados", afirma Alex.

O gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro eletricista Nicolau Neder, detalha que a FRD no setor minerário acompanha atividades técnicas onde se faz necessária a presença de profissionais habilitados nesta área. “Com objetivo principal de proporcionar segurança à sociedade, a fiscalização do Crea-MG promove ações para verificar o exercício profissional da engenharia, da agronomia e das geociências para coibir a prática de atividades técnicas por pessoas inabilitadas”, explica.