Uma equipe formada por cinco fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) deu início ontem, no dia 19 de agosto, a uma blitz de fiscalização em Ituiutaba. A ação, que tem o apoio da prefeitura municipal, será realizada até o dia 23 de agosto e vai averiguar a regularidade em cerca de 80 obras na cidade.

O principal objetivo da blitz é verificar a atuação de profissionais habilitados nos serviços de engenharia, agronomia e geociências, assim como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O inspetor-chefe do Crea-MG em Ituiutaba, engenheiro civil Carlos Roberto Dias Gomes da Silva, explica que a fiscalização tem como foco a proteção da população. “Essa é uma ação muito importante e de grande alcance para evitar a atuação de pessoas inabilitadas na condução de obras e, assim, garantir segurança para a sociedade”,  afirma.

Iniciadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

No primeiro semestre de 2019, foram realizadas 29 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de xx mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.