Uma equipe formada por oito fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou, ontem, 25 de março, uma blitz de fiscalização em Nova Serrana. A ação acontece até o dia 29 de março e irá verificar a regularidade de empresas e serviços de engenharia nas obras.

O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pelas inspetorias. O inspetor-chefe de Pará de Minas, engenheiro civil Celio de Castro, explica que a ação se concentra apenas no município de Nova Serrana e pretende regularizar as empresas e obras da cidade. “Nós buscamos melhorar o desenvolvimento urbano da cidade e, por consequência, melhorar na segurança da sociedade com obras planejadas e regularizadas”, destacou o inspetor.

Iniciadas no ano passado, as blitze também farão parte do planejamento da fiscalização do Crea-MG em 2019. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, o êxito alcançado pelas blitze em 2018 é a justificativa para continuar com essa ação. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades. Seguiremos com essa metodologia em 2019, buscando eficiência e resultados cada vez mais significativos”, ressalta.

Balanço

Em 2018, foram realizadas 46 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 11 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.