Pesquisar no site...

Nos últimos tempos, o país vem enfrentando uma longa crise, com o comprometimento do crescimento econômico, o aumento da desigualdade, e a dificuldade de se encontrarem as soluções fundamentais para garantir o avanço do país. Não bastasse a estagnação, o início deste ano de 2019 impôs do modo mais duro e consternador, por meio de tragédias como a de Brumadinho-MG, o incêndio no centro de treinamentos de grande clube de futebol brasileiro, ou mesmo a ruptura e comprometimento estrutural de pontes e viadutos por todo o Brasil, o papel fundamental e indispensável das profissões da área tecnológica para a garantia não só do desenvolvimento, mas para a qualidade deste desenvolvimento e da segurança da sociedade. 

Nossos profissionais trabalham com afinco, de maneira anônima e dedicada, muitas vezes sem serem notados, devidamente valorizados, ou terem seus trabalhos justamente reconhecidos. Eis que nos momentos de consternação, nos momentos de crise, são importantes, afinal. 

O Sistema Confea/Crea deve colocar-se como colaborador protagonista na proposição das soluções que o país tanto precisa. Para isso, necessário se faz a construção de um posicionamento sólido, técnico e institucional, que vise à apresentação de caminhos objetivos de atuação que contribuam para o fortalecimento das profissões, o reconhecimento da importância de seu trabalho e, sobretudo, o desenvolvimento nacional. 

Nesta esteira, e com a realização dos grandes eventos do Sistema Confea/Crea, o presente ano apresenta-se como uma grande oportunidade para uma mudança de rumos, que coloque o Sistema Confea/Crea no papel de destaque a que faz jus, por meio de uma ação integrada, que não só permita uma fiscalização mais efetiva e voltada à defesa da sociedade, mas que contribua para solucionar as grandes questões nacionais, apresentado ao país a visão da engenharia e da agronomia sobre os rumos da nação e os meios para atingi-los. 

O 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, neste contexto, é o marco inicial de uma grande mobilização, que envolverá ainda a 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – SOEAA e o 10º Congresso Nacional de Profissionais da Engenharia e Agronomia – CNP. Fundamental, porém, para o atingimento dos resultados pretendidos, neste momento de grandes transformações estratégicas para o nosso país e de necessidade de afirmação da Engenharia e Agronomia, que os fóruns consultivos do Confea, quais sejam o Colégio de Presidentes – CP, as Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas – CCEC, o Colégio de Entidades Nacionais – CDEN, e também todas as lideranças de Entidades Regionais, Entidades Precursoras e os Crea em toda a sua capilaridade, estejam engajados nesta construção, visando à integração necessária para que façam valer seus posicionamentos e contribuições para a construção dos rumos do país. 

Cada um dos líderes do Sistema Confea/ Crea é peça fundamental para o sucesso desta empreitada. Trazer a Engenharia e Agronomia brasileiras ao papel de destaque que merecem é uma missão de todos nós. E um legado para o país e as futuras gerações. 

 

Joel Krüger  

Presidente do Confea