Pesquisar no site...

Este ano, o Crea-MG realiza o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), que precede o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), um importante evento para as nossas profissões, promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Minas está mobilizada e se preparando para participar do CNP. Estamos promovendo reuniões preparatórias nas 63Inspetorias, 07 encontros nas Regionais e o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG).  Entendemos a importância de realizar as discussões desde a base, construindo propostas que contemplem as realidades locais. Reforçamos a importância dos eventos para nossa categoria e para o Sistema Confea/Crea e Mútua, lembrando que a participação de todos é essencial, pois as propostas aprovadas no CEP seguem para o CNP, que ocorre em setembro, durante a SOEA, em Palmas/TO. No CNP, as propostas de Minas serão debatidas e votadas, juntamente com as dos outros estados, sendo as proposições aprovadas a contribuição do Sistema para o desenvolvimento nacional sustentável. Já as propostas locais e regionais têm os encaminhamentos dentro de cada estado com o objetivo de promover o desenvolvimento local ou regional sustentável.

Tanto o CEP quanto o CNP são espaços para o diálogo e para a construção de propostas.  Esse é um movimento que mostra o caráter democrático do Sistema Confea/Crea e Mútua em que todo profissional pode, e deve, participar, colaborando com suas experiências e conhecimentos técnicos, tendo plena liberdade para produção de propostas que atendam a interesses da categoria e contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

O tema do CNP, este ano, é "Estratégias da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento nacional" e as discussões se darão em torno de cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia. O objetivo é que profissionais das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências possam debater e propor estratégias para o desenvolvimento regional e nacional. 

A nossa gestão, desde o início, cultiva o diálogo. Ano passado, estivemos em várias inspetorias, ouvindo profissionais e representantes da sociedade. Também participamos de ações junto ao Congresso Nacional, apresentando a agenda do Sistema. O CEP é mais uma oportunidade para darmos visibilidade a nossas demandas e expectativas de um Brasil melhor. Além, é claro, de ser um espaço para reforçarmos a nossa disposição de atuar em prol do desenvolvimento e em defesa da sociedade.

 

Lucio Borges

Presidente do Crea-MG