TECNOLOGIA + PESSOAS

Ponte Digital é o projeto do Crea‑MG que une tecnologia e pessoas em um movimento para tornar o Conselho mais ágil, eficiente e conectado com o futuro.

PONTE DIGITAL

O momento em que vivemos nos pede mudanças. Em 2019, o Crea-MG iniciou um movimento baseado na revisão de processos e da forma como entregamos nossa proposta de valor. Daí nasceu o Ponte Digital, um projeto que une tecnologia e pessoas para transformar nossa cultura, a forma de prestarmos os serviços, de atendermos e de nos relacionarmos com os profissionais, as empresas e a sociedade.

Uma grande mudança trazida pelo Ponte Digital é a implantação de um novo sistema de serviços, o Sistema de Informações Técnicas Administrativas – Sitac/Versão MG, que é um compromisso do Conselho para 2020.

Essa solução já foi adotada em 14 Creas, nos últimos cinco anos, mas é a primeira vez que um Conselho com tantos profissionais e empresas registrados quanto o de Minas Gerais atua para implantá-la. Não é um trabalho simples, mas essa implementação foi bem planejada e será feita com todos os cuidados necessários.

MARCOS DO PROJETO

NOVO PATAMAR NA
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

O Ponte Digital é um projeto que une tecnologia e pessoas para levar o Crea-MG para um novo patamar na prestação de seus serviços. Portanto, antes da implantação do novo sistema, as pessoas estão sendo treinadas para extraírem dele e entregarem aos profissionais, empresas e sociedade os melhores benefícios possíveis.

O público que está sendo preparado para a adoção do sistema engloba: funcionários e terceirizados do Crea‑MG, profissionais, conselheiros, inspetores, empresas, instituições de ensino, entidades de classe, associações e sindicatos e a sociedade como um todo. Todos somos agentes de mudanças.

TREINAMENTO MÓDULO PROFISSIONAIS

Um percurso de mudança para o Crea-MG

O Crea-MG está determinado a conduzir um movimento de mudança substancial nesta gestão. Isso significa olhar para o nosso jeito de operar e buscar melhorias em todas as frentes.

MARCOS DO PROJETO

2018

Consolidação do Planejamento Estratégico 2018-2020

Consolidado o Planejamento Estratégico 2018-2020. Um dos objetivos do eixo Atendimento é desburocratizar e ampliar a oferta de serviços, garantindo mais agilidade e eficiência.

2019

Revisão do PDTI

Revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que indicou os requisitos para a contratação de um sistema único que substitua as atuais 17 soluções tecnológicas.

Contratação de solução tecnológica

Realizada a licitação do novo sistema corporativo, o vencedor é o Sistema de Informações Técnicas Administrativas - Sitac/Versão MG. Essa solução já é adotada em 14 Creas.

Comunicação

Começam as ações estruturadas de comunicação com os públicos internos e externos. É lançada a marca Ponte Digital, projeto que inclui a implantação do Sitac e uma série de ações de modernização e otimização do atendimento.

Sensibilização

Realizados treinamentos de sensibilização para conselheiros, inspetores, funcionários de todos os setores do Conselho.

Disponibilizado vídeo de treinamento para os profissionais no Crea-Minas Canal, no YouTube.

2020

Engenharia Reversa

  1. Diagnóstico técnico - as inconsistências entre os dados das diversas soluções e os riscos de cada uma delas são identificados.
  2. Higienização do banco de dados - força-tarefa para correção e consolidação das informações.
  3. Diagrama de transição - fator crítico de sucesso, define onde cada informação das soluções existentes será armazenado no novo sistema.

    a) Engenharia Reversa: início do Diagnóstico Técnico.

    b) Engenharia Reversa: início da força-tarefa para higienização do banco de dados.

    c) Engenharia Reversa: Diagrama de transição.

Treinamentos

Indicativo para início dos treinamentos dos multiplicadores, contemplando a didática a ser adotada durante a capacitação dos usuários finais e a utilização prática do sistema.

Migração

A data da migração será definida a partir da conclusão com sucesso das etapas anteriores.

Fase determinante no projeto, a migração será realizada com todos os cuidados necessários para que a interrupção na prestação de serviços seja a menor possível.

Sitac/Versão MG

Agora, com o Sitac disponível, você vai ter mais agilidade, segurança e comodidade.

...

SITAC - VERSÃO MG

O Sitac é uma ferramenta corporativa que visa a trazer mais agilidade, segurança e comodidade para aqueles que utilizam os serviços do Crea-MG. O novo sistema oferecerá:

  • Possibilidade de atendimento 100% digital.
  • Redução do tempo de espera e melhoria do atendimento, com diminuição da necessidade de deslocamentos.
  • Disponibilidade de análise virtual de processos.
  • Disponibilização do Livro de Ordem digital incorporado à ART.
  • Acompanhamento online do status dos atendimentos.
  • Disponibilização do serviço de denúncia integrado à fiscalização.
  • Mais velocidade na obtenção de informações.
  • Migração das atuais 17 soluções para um único sistema corporativo.
  • Redução das inconsistências do cadastro de profissionais.
  • Maior alinhamento com o Sistema Confea/Crea e Mútua.
  • Maior assertividade nas cobranças e redução de custos de processamento.
  • Melhor alocação de equipes.