Canais de Atendimento

O profissional pode não conseguir realizar alguns serviços, tais como registro de ART com atividades que estavam disponíveis no sistema anterior, emitir certidões, emitir boletos com valores indevidos. Caso isso ocorra, ele deve procurar um dos canais de atendimento do Crea-MG:

  • Sitac/Versão MG - Acesse os tutoriais disponíveis no YouTube: http://bit.ly/VideoSitac
  • Fale com a Ana, nossa assistente virtual. Para isso, acesse www.crea-mg.org.br e clique no ícone de balões que fica no canto inferior direito da tela.
  • Central de Informações - informacoes@crea-mg.org.br ou 0800 031 2732 de segunda a sexta - das 7h às 19h
  • Unidades de Atendimento http://bit.ly/UnidadesCreaMG
  • Cartilha Sistema Corporativo Sitac/Versão MG

    Preparamos esta cartilha para que você entenda os principais impactos relacionados à migração e às novas rotinas, assim como saber a quem recorrer em caso de dúvidas e tenha o suporte necessário para executar de forma adequada as suas atividades.


    Tutoriais do Sitac/Versão MG

    Produzimos uma série de vídeos que ensina como acessar os serviços por meio do Sitac/Versão MG. Divididos por temas, os vídeos podem ser acessados pelo canal do Crea-MG no YouTube do Conselho.


    TECNOLOGIA + PESSOAS

    Ponte Digital é o projeto do Crea‑MG que une tecnologia e pessoas em um movimento para tornar o Conselho mais ágil, eficiente e conectado com o futuro.

    PONTE DIGITAL

    O momento em que vivemos nos pede mudanças. Por isso, o Crea-MG iniciou um movimento baseado na revisão de processos e da forma como entregamos nossa proposta de valor. Daí nasceu o Ponte Digital, um projeto que une tecnologia e pessoas para transformar nossa cultura, a forma de prestarmos os serviços, de atendermos e de nos relacionarmos com os profissionais, as empresas e a sociedade.

    Uma grande mudança trazida pelo Ponte Digital é a implantação de um novo sistema de serviços, o Sistema de Informações Técnicas Administrativas – Sitac/Versão MG, que é um compromisso do Conselho para 2020.

    Essa solução já foi adotada em 14 Creas, mas é a primeira vez que um Conselho com tantos profissionais e empresas registrados quanto o de Minas Gerais atua para implantá-la. Não é um trabalho simples, mas essa implementação foi bem planejada e será feita com todos os cuidados necessários.

    MARCOS DO PROJETO

    NOVO PATAMAR NA
    PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

    O Ponte Digital é um projeto que une tecnologia e pessoas para levar o Crea-MG para um novo patamar na prestação de seus serviços. Portanto, antes da implantação do novo sistema, as pessoas estão sendo treinadas para extraírem dele e entregarem aos profissionais, empresas e sociedade os melhores benefícios possíveis.

    O público que está sendo preparado para a adoção do sistema engloba: funcionários e terceirizados do Crea‑MG, profissionais, conselheiros, inspetores, empresas, instituições de ensino, entidades de classe, associações e sindicatos e a sociedade como um todo. Todos somos agentes de mudanças.

    TREINAMENTO MÓDULO PROFISSIONAIS

    Um percurso de mudança para o Crea-MG

    O Crea-MG está determinado a conduzir um movimento de mudança substancial nesta gestão. Isso significa olhar para o nosso jeito de operar e buscar melhorias em todas as frentes.

    MARCOS DO PROJETO

    2018

    Consolidação do Planejamento Estratégico 2018-2020

    Consolidado o Planejamento Estratégico 2018-2020. Um dos objetivos do eixo Atendimento é desburocratizar e ampliar a oferta de serviços, garantindo mais agilidade e eficiência.

    2019

    Revisão do PDTI

    Revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que indicou os requisitos para a contratação de um sistema único que substitua as atuais 17 soluções tecnológicas.

    Contratação de solução tecnológica

    Realizada a licitação do novo sistema corporativo, o vencedor é o Sistema de Informações Técnicas Administrativas - Sitac/Versão MG. Essa solução já é adotada em 14 Creas.

    Engenharia Reversa

    1. Diagnóstico técnico - as inconsistências entre os dados das diversas soluções e os riscos de cada uma delas são identificados.
    2. Higienização do banco de dados - força-tarefa para correção e consolidação das informações.
    3. Diagrama de transição - fator crítico de sucesso, define onde cada informação das soluções existentes será armazenado no novo sistema.

      a) Engenharia Reversa: início do Diagnóstico Técnico.

      b) Engenharia Reversa: início da força-tarefa para higienização do banco de dados.

      c) Engenharia Reversa: Diagrama de transição.

    Comunicação

    Começam as ações estruturadas de comunicação com os públicos internos e externos. É lançada a marca Ponte Digital, projeto que inclui a implantação do Sitac e uma série de ações de modernização e otimização do atendimento.

    Sensibilização

    Realizados treinamentos de sensibilização para conselheiros, inspetores, funcionários de todos os setores do Conselho.

    Disponibilizado vídeo de treinamento para os profissionais no Crea-Minas Canal, no YouTube.

    Videoconferências

    Lifesize é a ferramenta de videoconferência escolhida pelo Crea-MG para realizar reuniões online. Com possibilidade de ser acessada por computadores, tablets e smartphones, ela permite a participação de até 50 pessoas em cada sala virtual e até 20 reuniões simultâneas. Em streaming, são 250 participantes.

    2020

    Assistente virtual

    A fim de otimizar o tempo dos profissionais e auxiliá-los em suas demandas, o Crea-MG implantou uma assistente virtual, a Ana, que funciona através do sistema de inteligência artificial. Quanto mais interage com os usuários, mais ela aprende.

    Treinamentos

    No período de quatro meses, foram realizados treinamentos
    * de multiplicadores, contemplando a didática a ser adotada durante a capacitação dos usuários finais e a utilização prática do sistema.

    • Técnico (complementar)
    • de Assistentes Administrativos (complementar)
    • Teórico e prático do Sitac (complementar)  

    Migração

    A data da migração será definida a partir da conclusão com sucesso das etapas anteriores.

    Fase determinante no projeto, a migração será realizada com todos os cuidados necessários para que a interrupção na prestação de serviços seja a menor possível.

    Sitac/Versão MG

    Agora, com o Sitac disponível, você vai ter mais agilidade, segurança e comodidade.

    ...

    SITAC - VERSÃO MG

    O Sitac é uma ferramenta corporativa que visa a trazer mais agilidade, segurança e comodidade para aqueles que utilizam os serviços do Crea-MG. O novo sistema oferecerá:

    • Possibilidade de atendimento 100% digital.
    • Redução do tempo de espera e melhoria do atendimento, com diminuição da necessidade de deslocamentos.
    • Disponibilidade de análise virtual de processos.
    • Disponibilização do Livro de Ordem digital incorporado à ART.
    • Acompanhamento online do status dos atendimentos.
    • Disponibilização do serviço de denúncia integrado à fiscalização.
    • Mais velocidade na obtenção de informações.
    • Migração de 17 sistemas de informação para um único sistema corporativo
    • Redução das inconsistências do cadastro de profissionais.
    • Maior alinhamento com o Sistema Confea/Crea e Mútua.
    • Maior assertividade nas cobranças e redução de custos de processamento.
    • Melhor alocação de equipes.