Viçosa recebe blitz de fiscalização do Crea-MG

Do dia 26 até o dia 30 de abril de 2021, Viçosa recebeu uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Uma equipe composta por quatro fiscais percorreu cerca de 100 empreendimentos dentre os quais postos de gasolina, supermercados e obras.

O objetivo da blitz foi reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG em Viçosa. Durante a fiscalização, os agentes do Crea-MG exigiram a comprovação da responsabilidade técnica de profissionais habilitados à frente dos serviços de engenharia, agronomia e geociências, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além das placas de identificação em obras. Segundo a inspetora-chefe do Crea-MG na cidade, engenheira civil Patrícia das Graças Luís de Queiroz, as blitzes reforçam o papel do Conselho de proteger a sociedade.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Na última blitz realizada em Viçosa, em setembro de 2019, foram verificados 42 empreendimentos e expedidos 20 autos de infração. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

publicado em
antonio.bosco