Santa Rita do Sapucaí recebe blitz de fiscalização do Crea-MG

Começou, no dia 26 de abril de 2021, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até o dia 30, uma equipe composta por três fiscais vai percorrer cerca de 150 empreendimentos da construção civil, verificando atividades relacionadas à engenharia civil, elétrica, mecânica e de segurança do trabalho.

O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG em Santa Rita do Sapucaí. Durante a fiscalização, os agentes do Crea-MG exigem a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. Segundo a inspetora-adjunta do Crea-MG na cidade, engenheira civil Mariana Junqueira Paduan, as fiscalizações são essenciais para resguardar a sociedade da atuação de pessoas inabilitadas. “A blitz é importante para que seja verificada a regularidade das obras no que diz respeito à presença de profissionais, trazendo à população segurança e evitando riscos de problemas futuros“, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Na última blitz em Santa Rita do Sapucaí, realizada em outubro do ano passado, foram verificados 39 empreendimentos na cidade. Entre 2018 e 2020, o Crea realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

publicado em
antonio.bosco