São Sebastião do Paraíso recebe blitz de fiscalização do Crea-MG

Começou, em 14 de junho de 2021, na cidade de São Sebastião do Paraíso, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até o dia 18, uma equipe composta por três fiscais vai percorrer cerca de 80 obras e empresas, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.

O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG em São Sebastião do Paraíso. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho exigem a comprovação da responsabilidade técnica de profissionais habilitados à frente dos serviços de engenharia, agronomia e geociências, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além das placas de identificação em obras.

O inspetor-chefe do Crea-MG em São Sebastião do Paraíso, engenheiro civil Matheus Tiago de Oliveira, explica que as fiscalizações são planejadas com antecedência para que a ação seja feita de forma assertiva. “No início do ano, é convocada uma reunião que define as datas e locais que terão a blitz do Crea-MG dentro do estado. O objetivo é que, com um maior efetivo de fiscais na cidade, possa ocorrer uma fiscalização mais precisa e eficiente em obras e empresas”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Entre 2018 e 2020, o Crea realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho fiscaliza e verifica o exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

antonio.bosco
17/06/2021 - 16:42