Nova gestão da Inspetoria de Ouro Preto vai dar continuidade ao diálogo

O engenheiro civil Targino de Souza Guido, que foi eleito inspetor-chefe em processo consultivo realizado no dia 1º de outubro de 2020, vai conduzir a Inspetoria do Crea-MG pelos próximos três anos

Eleito pelos profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Ouro Preto e região, o engenheiro civil Targino de Souza Guido estará à frente da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos próximos três anos como inspetor-chefe local. No processo consultivo, realizado no dia 1º de outubro de 2020, também foram eleitos o engenheiro de minas Rodrigo Junio Pinto como inspetor-secretário e o engenheiro civil Irmar Lini Pereira como inspetor-tesoureiro.

Targino, de 68 anos, que mora em Ouro Preto há quase cinco décadas, vai coordenar as ações da Inspetoria, que é responsável por três municípios da região. O engenheiro, que já foi inspetor-chefe em outras oportunidades, explica que vai dar continuidade à política de diálogo com o profissional e a sociedade, ouvindo suas necessidades e buscando soluções para problemas. “A presença do Crea-MG na cidade é fundamental para fortalecer a categoria, e um Conselho forte implica na participação efetiva dos profissionais”, pontua. Targino acredita na importância de o Crea-MG ter representantes em conselhos municipais, tais como de meio ambiente, mobilidade urbana, saneamento, habitação entre outros. “Vamos focar nessa participação para contribuir com o desenvolvimento local”, garante.

Com um intenso trabalho de interiorização nos últimos anos, o Crea-MG atua para estar cada dia mais perto dos profissionais, das cidades e da sociedade. Esse trabalho é feito por meio das Inspetorias e Escritórios de Representação distribuídos por todas as regiões do estado. Atualmente, são 81 unidades de atendimento que oferecem, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, orientações sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emissões de certidões, taxas e formulários.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, cuja primeira gestão teve como uma de suas marcas a interiorização, garante que gestores públicos municipais e privados, e a população em geral, podem ter certeza de que essa política de proximidade vai continuar e será fortalecida. “Temos um compromisso de diálogo com os profissionais e com suas inserções cada vez maiores no dia a dia, na vida das cidades e das pessoas, sempre em prol do bem comum. E nada nos moverá disso”, afirma Lucio Borges.

Atuação

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e as atividades de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a presença de profissionais legalmente habilitados, com atribuições específicas, na condução dos empreendimentos das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências.

publicado em
antonio.bosco