Nova gestão da Inspetoria de Machado vai focar no debate de políticas públicas

O engenheiro civil Joaquim Paulino da Costa Neto, que foi eleito inspetor-chefe em processo consultivo realizado no dia 1º de outubro de 2020, vai conduzir a Inspetoria do Crea-MG pelos próximos três anos

Eleito pelos profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Machado e região, o engenheiro civil Joaquim Paulino da Costa Neto estará à frente da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos próximos três anos como inspetor-chefe local. No processo consultivo, realizado no dia 1º de outubro de 2020, também foram eleitos o engenheiro agrônomo Ewerton José de Souza como inspetor-secretário e o tecnólogo em saneamento ambiental e em segurança do trabalho Márcio Barbosa Canhedo como inspetor-tesoureiro.

Nascido e criado em Machado, Joaquim, de 58 anos, vai coordenar as ações da Inspetoria, que é responsável por cinco municípios da região. O engenheiro, que está em seu terceiro mandato, explica que o foco da gestão é participar das políticas públicas da cidade, reforçando o importante papel das profissões da engenharia, agronomia e geociências. “Nossa proposta de trabalho é contribuir para a elaboração do novo Plano Diretor de Machado, que está fora da realidade da cidade”, afirma Joaquim. O inspetor reforça ainda que serão realizadas reuniões periódicas com os profissionais para a construção de um mandato participativo.

Com um intenso trabalho de interiorização nos últimos anos, o Crea-MG atua para estar cada dia mais perto dos profissionais, das cidades e da sociedade. Esse trabalho é feito por meio das Inspetorias e Escritórios de Representação distribuídos por todas as regiões do estado. Atualmente, são 81 unidades de atendimento que oferecem, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, orientações sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emissões de certidões, taxas e formulários.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, cuja primeira gestão teve como uma de suas marcas a interiorização, garante que gestores públicos municipais e privados, e a população em geral, podem ter certeza que essa política de proximidade vai continuar e será fortalecida. “Temos um compromisso de diálogo com os profissionais e com suas inserções cada vez maiores no dia a dia, na vida das cidades e das pessoas, sempre em prol do bem comum. E nada nos moverá disso”, afirma Lucio Borges.

Atuação

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e as atividades de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a presença de profissionais legalmente habilitados, com atribuições específicas, na condução dos empreendimentos das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências.

publicado em
antonio.bosco