Machado recebe blitz de fiscalização do Crea-MG

Do dia 26 até o dia 30 de abril de 2021, Machado recebeu uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Uma equipe composta por dois fiscais percorreu cerca de 100 empreendimentos da construção civil, verificando atividades relacionadas à engenharia civil, elétrica, mecânica e de segurança do trabalho.

O objetivo da blitz foi reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG em Machado. Durante a fiscalização, os agentes exigiram a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em Machado, engenheiro civil Joaquim Paulino da Costa Neto, a ação é eficaz na identificação de irregularidades. “Ao fiscalizar, o Conselho protege a sociedade, impedindo a atuação de pessoas e empresas inabilitadas, e fortalece o exercício dos engenheiros da região”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Entre 2018 e 2020, o Crea realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

publicado em
antonio.bosco