João Monlevade e Barão de Cocais recebem blitz de fiscalização do Crea-MG

Começou, em 07 de junho de 2021, nas cidades de João Monlevade e Barão de Cocais, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até o dia 11, uma equipe composta por sete fiscais vai percorrer cerca de 150 obras, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.

O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG em João Monlevade e Barão de Cocais. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho exigem a comprovação da responsabilidade técnica de profissionais habilitados à frente dos serviços de engenharia, agronomia e geociências, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além das placas de identificação em obras.

Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em João Monlevade, engenheiro civil Eduardo José Quaresma, a fiscalização é primordial para a segurança da sociedade e para a realização de um bom trabalho. “Ter um profissional habilitado conduzindo a obra é a garantia de bons resultados e otimização de recursos do processo, bem como verificação da qualidade dos materiais empregados, cumprimento das normas regulamentadoras, além de análise procedimentos de segurança”, afirma.

O inspetor-adjunto do Escritório de Representação de Barão de Cocais, engenheiro de produção civil Thiago de Abreu Ribeiro, destaca que a regularização da prestação dos serviços técnicos é uma forma de garantir uma atuação voltada para a qualidade de vida e bem-estar social e também da segurança do empreendimento. “A fiscalização tem o objetivo de impedir que atividades sejam praticadas de maneira ilegal e desordenada, evitando prejuízo futuro para comunidade”, reforça.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho fiscaliza e verifica o exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

antonio.bosco
09/06/2021 - 16:42