Construções são foco de fiscalização do Crea-MG em Santa Luzia e região

Começou, no dia 26 de julho de 2021, em Santa Luzia e região, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até o dia 30, uma equipe composta por dez fiscais vai percorrer cerca de 300 obras, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.

A blitz reforça as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG na região. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho exigem a comprovação da responsabilidade técnica de profissionais habilitados, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e as placas de identificação em obras.

O inspetor-chefe do Crea-MG em Santa Luzia, engenheiro mecânico Ítalo José Leite Campanella, ressalta a necessidade da blitz, uma vez que o mercado imobiliário da região, que engloba cidades como Caeté, Jaboticatubas, Sabará e Taquaraçu de Minas, está bastante aquecido, com várias construções. “É necessária uma força-tarefa para poder fiscalizar toda a área e essa grande quantidade de obras, e, assim, fazer um trabalho para garantir a regularidade desses empreendimentos”, pontua Ítalo. Ele reforça ainda que essa ação vai trazer para a sociedade uma segurança de que as construções estão sendo executadas por profissionais habilitados e regulares com o Sistema Confea/Crea e Mútua.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

publicado em
antonio.bosco