Araguari recebe blitz de fiscalização do Crea-MG

Começou, no dia 26 de abril de 2021, na cidade de Araguari, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até o dia 30, uma equipe composta por cinco fiscais vai percorrer cerca de 100 empreendimentos da construção civil, verificando atividades relacionadas à engenharia civil, elétrica, mecânica e de segurança do trabalho.

O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria de Araguari. Durante a fiscalização, os agentes do Crea-MG exigem a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. “Como ponto principal, a blitz é fundamental para evitar que pessoas não habilitadas exerçam atividades tão importantes sem o conhecimento técnico necessário. Por isso, afim de proteger a sociedade, sempre é verificado se existe profissional habilitado responsável pela obra", afirma o inspetor-chefe do Crea-MG em Araguari, engenheiro civil Inácio Marcelo Gonçalves.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Na última blitz em Araguari, realizada simultaneamente em Monte Carmelo, em outubro de 2019, foram verificados 91 empreendimentos nas cidades e expedidos 40 autos de infração. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

publicado em
antonio.bosco