Mais de 300 profissionais técnicos voluntários se cadastraram para apoiar as prefeituras

Alterado
Qua, 09/02/2022 - 08:33
Mais de 300 profissionais técnicos voluntários se cadastraram para apoiar as prefeituras

Com o objetivo de apoiar as prefeituras municipais no enfrentamento às consequências das chuvas que assolam o estado, o Crea-MG iniciou, no dia 11 de janeiro, o cadastro de profissionais voluntários para prestar assistência técnica. Para isto, os interessados devem preencher o formulário no portal do Conselho. 

A partir dos cadastros, está sendo formado  um banco de dados, classificado por especialidade, para ser repassado às prefeituras que necessitarem e nos procurarem. Para isso, elas devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br.

Além de reunir as informações, o Crea-MG vai repassar aos profissionais voluntários uma ajuda de custo de R$ 196,31 por dia de apoio técnico prestado. Já a prefeitura fica responsável por transportar ou arcar com o deslocamento do profissional até a área onde as atividades serão executadas.

Solidariedade - A ação, iniciada em 11 de janeiro, registrou em apenas dois dias, mais de 200 profissionais de 70 cidades para o trabalho voluntário. Além de Minas, profissionais da Bahia, Maceió, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal se dispuseram a ajudar. Com uma semana, a campanha ultrapassou a marca de 300 profissionais.

O presidente do Crea-MG, o engenheiro civil Lucio Fernando Borges, afirma que a orientação inicial para atendimento imediato e soluções emergenciais dessas questões envolve conhecimento técnico de profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências. “É muito importante a contribuição do profissional nesta iniciativa para levar o apoio técnico necessário às prefeituras mineiras, neste momento difícil que muitas pessoas estão enfrentando”, ressaltou.

Até o dia 10 de janeiro, quando o Crea-MG iniciou essa ação, eram 145 municípios em situação de emergência, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de diversos pontos de interdições em estradas. No dia 13 de janeiro, o número de municípios estava em 374. Os impactos incluem alagamentos, destruição dos sistemas de drenagem, queda de contenções, queda de barreiras e desabamentos de edificações.

Ajuda de custo - Para receber o auxílio do Crea-MG, o profissional deve, após prestar o serviço solicitado pela prefeitura, enviar um e-mail para presidencia@crea-mg.org.br com nome completo, dados bancários e uma declaração do município que comprove o apoio técnico recebido e a sua duração.

Confira:

Adriana von Krüger
Matéria atualizada em 13 de janeiro de 2022