11º CEP-MG
Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências
O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) são fóruns organizados pelo Confea e pelos Creas, em parceria com as entidades de classe e instituições de ensino que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional.
Histórico
O Processo Constituinte do Sistema Confea/Crea (PC-1991/1992) propôs e o Confea criou, em 1992, por meio da Resolução 373/1992, e depois pela Resolução 1.013/2005, a regulamentação dos Congressos Nacionais de Profissionais (CNPs) e dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). Desde então, foram realizadas edições desses congressos a cada três anos.
Eventos precursores
São os encontros locais, microrregionais e regionais que precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais. Têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão, cujo resultado deve permitir a seguinte abordagem:
Após o debate, as proposições são sistematizadas de acordo com metodologia própria e encaminhadas à etapa seguinte, conforme o calendário estabelecido.
Os eventos são realizados na seguinte sequência:
- individualmente, a partir da leitura dos materiais de referência;
- nas reuniões preliminares, muitas vezes informais, realizadas nas entidades de classe e nas instituições de ensino, ou até mesmo nas empresas;
- nas inspetorias e escritórios, em cujas jurisdições se localizam essas entidades, instituições e empresas;
- nas regiões administrativas em que as inspetorias se agrupam;
- nos Congressos Estaduais, cujas propostas sistematizadas são representativas do pensamento e do posicionamento consensual dos profissionais de cada jurisdição;
- finalmente, no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde são discutidas as propostas nacionais sistematizadas, representativas do pensamento e do posicionamento nacionais unificado.
Mobilização para o CEP-MG
Coordenada pelos inspetores, ocorrerá em todo o estado com discussão sobre o tema central e os eixos durante o período que antecede a realização dos eventos precursores.