11º CEP-MG

Minas encerra CEP com seleção de propostas e eleição de delegados para CNP

Alterado

Qui, 14/07/2022 - 16:04
Delegados priorizam propostas para o 11o. CNP

O Congresso Estadual de Profissionais de Minas Gerais (CEP-MG) foi realizado no dia 13 de julho. O evento reuniu, na sede do Crea-MG, os delegados eleitos nas reuniões precursoras do CEP e convidados. Na oportunidade foram eleitos os 30 delegados que irão representar Minas Gerais no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

A etapa estadual do CEP encerra um processo que se iniciou com a realização de 18 reuniões precursoras, de 02 de maio a 30 de junho, em todo o estado. Nelas foram ouvidos profissionais e escolhidos 153 delegados, natos e eleitos. Eles foram os responsáveis por selecionar as 15 propostas, sendo cinco de cada um dos eixos temáticos  – Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional –, que serão encaminhadas e defendidas no CNP, de 06 a 08 de outubro, em Goiânia (GO). 

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, explicou que foram priorizadas as propostas de Minas que têm uma abrangência mais nacional, mas que as demais proposições serão tratadas e incorporadas em ações e atividades do Conselho. “Mobilizamos mais de 500 profissionais que dedicaram o seu tempo e a sua técnica para contribuírem com ideias e soluções para o desenvolvimento”, ressaltou Lucio.

O vice-presidente do Crea-MG, secretário executivo da Comissão Organizadora Regional (COR) do 11° CEP, engenheiro civil João Luiz Magalhães Teixeira, que coordenou todo o processo, destacou que realizar o CEP foi um desafio. "Percorremos todo estado e conseguimos conhecer e entender o que os profissionais querem do Sistema. Hoje vamos escolher as propostas que nos representam para levar para o CNP e eleger os delegados que vão defendê-las”, afirmou João Luiz.

Solenidade de abertura - Também participaram do CEP-MG, os conselheiros federais engenheiro civil Gilson Queiroz, engenheiro eletricista José Miguel de Melo Lima e engenheiro de minas Renan Guimarães de Azevedo e o gerente de Planejamento e Gestão do Confea e membro do grupo técnico do 11º CEP, Edson César Mello Júnior.

Confira os temas das 15 propostas que seguem para o CNP e os delegados que vão representar Minas Gerais na etapa nacional:
 

Propostas de Minas para o CNP 

Confira abaixo os temas das 15 propostas que foram selecionadas pelos delegados durante a etapa estadual. Agora, elas passam por uma revisão e consolidação para serem encaminhadas para a etapa nacional:


No eixo Infraestrutura, foram aprovadas proposições sobre a criação de lei estadual de inspeção predial, obsrevando as normas técnicas da atividae; celebração de convênios e parcerias entre o Crea e os municípios; divulgação da Lei 11.888/2008, que prevê assistência técnica à famílias de baixa renda na elaboração de projetos e na construção de moradia; legislação específica para vistorias em obras de artes especiais e o incentivo a utilização de barraginhas, técnica que preserva o solo e promove recarga de lençõis freáticos.

As proposições do eixo Inovação Tecnológica que serão encaminhadas para a etapa nacional versam sobre a implantação de assinatura eletrônica na ART, associação automática à Mútura, sistema para consulta de normas NBR e ABNT, qualificação contínua dos profissionais e eleição online para os dirigentes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A fiscalização e verificação do exercício e da atividade das profissões regulamentadas pelo Sistema, grades curriculares básicas, salário minimo profissional e considerar a sondagem de solo como uma etapa obrigatória de uma obra são os temas das proposições do eixo Atuação Profissional.

Confira os delegados mineiros:

Delegados com mandato: 

Selma Costa - inspetora chefe de Pará de Minas
Maria Angélica Arantes de Aguiar - conselheira de Juiz de Fora
Ulisses Guimarães - inspetor chefe de Teófilo Otoni
Jerry Pontes - conselheiro de Andradas
Cleidson Soares Ferreira - conselheiro de Varginha
Henrique Galvão - conselheiro de Curvelo
Stênio Igor Mendonça - inspetor chefe de Lavras 
Tiago Alves - inspetor Chefe Caratinga
Andrea Correa - conselheira de Lavras
Eduardo Guedes - conselheiro de Varginha
Adimar Rezende Lages - inspetor chefe de Varginha
André Luiz Pereira Freire - conselheiro de Ipatinga
Fábio Souto - inspetor chefe de Montes Claros
Francisco Figueiredo - conselheiro de São João del Rei
Maria Júlia Maia - inspetora chefe de Itajubá 

Suplentes com mandato:
1. Luiz Otávio Pereira - inspetor chefe de Divinópolis 
2. Luiz Paulo Mendes - conselheiro por Divinópolis 
3. Samuel Petracone - conselheiro de Sete Lagoas
4. Leandro Artagnan - inspetor chefe de Uberlândia
5. Blander Narciso - inspetor chefe de Ipatinga
6. Alencar Filgueiras - conselheiro de Varginha 
7. Luis Fernando Faria Barreto - inspetor chefe de Unaí

Delegados sem mandato:

Rayssa Figueiredo - Belo Horizonte
Cleidiane Ferreira - Congonhas
Alexandre de Lima - Caratinga
Wagna Regiane - Juiz de Fora
Josias Gomes - Araçuaí
Thauane Silva - Divinópolis
Maria Emília Borges - Belo Horizonte
Paula Capeli - Uberaba
Salustiano Teixeira - São Lourenço
Acácio Ponciano - Varginha
Fábio Luis de Oliveira - São João del Rei
Cleidson Ribeiro - Montes Claros
Maria Consuelita - inspetora secretária de Belo Horizonte
Leonardo Teixeira - Araçuaí
Sebastião Wellington - Três Corações

Suplentes sem mandato:
1. Alexsander Lisboa - Contagem
2. Camila Bulho - Cataguases
3. Claudionor da Silva - inspetor secretário de Varginha
4. Sione Rodrigues - Ituiutaba
5. Fernando de Barros Magalhães - Pouso Alegre
6. Jonatas Nogueira - Andradas 
7. Jorge Nei Brito - inspetor secretário São João del Rei

 

 


 

Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências

O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) são fóruns organizados pelo Confea e pelos Creas, em parceria com as entidades de classe e instituições de ensino que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional.

Histórico

O Processo Constituinte do Sistema Confea/Crea (PC-1991/1992) propôs e o Confea criou, em 1992, por meio da Resolução 373/1992, e depois pela Resolução 1.013/2005, a regulamentação dos Congressos Nacionais de Profissionais (CNPs) e dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). Desde então, foram realizadas edições desses congressos a cada três anos.

Eventos precursores

São os encontros locais, microrregionais e regionais que precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais. Têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão, cujo resultado deve permitir a seguinte abordagem:
Após o debate, as proposições são sistematizadas de acordo com metodologia própria e encaminhadas à etapa seguinte, conforme o calendário estabelecido.

Os eventos são realizados na seguinte sequência:

  1. individualmente, a partir da leitura dos materiais de referência;
  2. nas reuniões preliminares, muitas vezes informais, realizadas nas entidades de classe e nas instituições de ensino, ou até mesmo nas empresas;
  3. nas inspetorias e escritórios, em cujas jurisdições se localizam essas entidades, instituições e empresas;
  4. nas regiões administrativas em que as inspetorias se agrupam;
  5. nos Congressos Estaduais, cujas propostas sistematizadas são representativas do pensamento e do posicionamento consensual dos profissionais de cada jurisdição;
  6. finalmente, no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde são discutidas as propostas nacionais sistematizadas, representativas do pensamento e do posicionamento nacionais unificado.

Mobilização para o CEP-MG

Coordenada pelos inspetores, ocorrerá em todo o estado com discussão sobre o tema central e os eixos durante o período que antecede a realização dos eventos precursores.